Chegou a época dos confettis, das fantasias, acessórios, de dançarmos enquanto cantamos e acompanhamos carros alegóricos que desfilam pelas ruas de várias cidades. E quando pensamos no Carnaval, qual é o primeiro destino que nos vem à mente? O Brasil, claro.
O Carnaval do Brasil para além de ser o mais famoso do mundo, faz parte da sua identidade nacional, chegando a atrair milhares de turistas de vários países. Grande fonte de negócio e lucro, escolas de samba, clubes, hotéis, entre outros, trabalham o ano todo na preparação para a maior festa popular que decorre no país.
É no mês de Setembro que começam os preparativos com ensaios nas quadras das diversas escolas de samba, onde milhares de pessoas assistem e apoiam o seu clube.
Apesar de ser o feriado mais esperado por grande parte dos brasileiros, há quem prefira aproveitar os dias de folga para relaxar e isolar-se da confusão, mas é quase impossível passar incólume pela maior festa no Brasil.
Falámos com o Fábio Polido que, durante grande parte da sua vida, viveu em São Paulo. Para ele, o Carnaval é a maior data do ano no Brasil e para o qual está sempre muito entusiasmado. Ao recordar estes dias de festa, o seu sorriso preenche-se de alegria e entusiasmo. O Fábio contou-nos algumas curiosidades sobre como se vive esta data no Brasil, que partilhamos hoje consigo.
O Brasil tem vários “carnavais” diferentes, e os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo abrigam as maiores festas do país. Ambos possuem o mesmo espírito de festa, e há uma distinção básica que é importante explicar.
· Quais as maiores diferenças entre o Carnaval do Rio e o de São Paulo?
Carnaval no Sambódromo: é a festa com os carros alegóricos, que representam escolas de samba e temas específicos que são abordados no samba enredo de cada uma delas. Durante o ano todo este espetáculo é preparado para brilhar na passarela do samba. É um espetáculo monumental, com cobertura internacional e pessoas do mundo todo, espalhadas em camarotes, nas arquibancadas e no desfile, composto pelos integrantes de todas as escolhas. São Paulo abriga a festa no sambódromo do Anhembi, que inicia o carnaval, e no Rio de Janeiro, no Sambódromo do Marquês de Sapucaí.
Carnaval de Rua: é a denominação das festas que são comemoradas na rua, geralmente organizadas em blocos, que são organizados a partir dos mais diversos temas: estilos musicais, jogos (sim, até o jogo Mário possui um bloco), lutas políticas, cantoras ou cantores específicos. Não há regra para o tema, o importante é ser feliz, usar glitter (de preferência o bio degradável) e fantasias que reforcem o espírito do bloco em que se está.
Ambos os Estados possuem carnaval de rua, mas São Paulo tem-se destacado nessa modalidade com cada vez mais criatividade e festas espalhadas por grande parte dos bairros. A ansiedade dos foliões é tanta que existem imensos grupos no Whatsapp e Facebook, que compartilham folhas de Excel com os horários, sítios e todos os detalhes. Em geral as festas de rua são gratuitas e dispõem de casas de banho portáteis. Existem festas que são mais familiares e outras mais direcionadas ao público mais jovem.
Normalmente os blocos de rua de carnaval começam à tarde e prolongam-se durante a noite. Estes horários são ótimos para famílias com as crianças ou idosos disfrutarem da festa e, conforme as horas vão passando, a tendência é para que o público aumente e seja, na maioria, jovens.
Em São Paulo as festas começam no final de Janeiro, localizadas em sítios abertos ou fechados. São organizados ensaios e pré-festas que antecedem as oficiais. Além disso, depois do carnaval ainda existem blocos chamados de ressaca do carnaval.
O carnaval é uma festa única e que além de tudo movimenta a economia do Brasil. Uma experiência imperdível para quem gosta de se aventurar ao ritmo da alegria.
5 Dicas uteis para quem vai passar o Carnaval ao Brasil:
1. Escolha roupa e calçado confortável durante o cortejo
2. Utilize acessórios para se proteger do sol como chapéu
3. Utilize protetor solar
4. Guarde os seus pertences mais valiosos numa pequena bolsa
5. Beba muitos líquidos para se manter hidratado.